Murilo Alvarenga Oliveira
Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda). Realiza estágio de pós-doutorado da FEA-USP (2021) com a pesquisa “Eficiência e Estudos do Futuro do Setor de O&G”. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizados nas Linhas: (1) Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratórios de Gerenciamento e (3) Gerenciamento de Projetos, apoio à Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa – Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF, onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF e UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento e Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui uma atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academia de Administração (AoM) e da Sociedade de Ensino para Educadores em Administração (OBTS). Sua produção tem ênfase na Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simuladores organizacionais, gestão de projetos, capacidades dinâmicas, futuro e prospecção tecnológica e gestão da inovação. É bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2.
Trabalhos relevantes
- Aspects of the Innovation Management: the cases Natura and Oxiteno.
- A weight restricted DEA model for FMEA risk prioritization.
- PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos.
- O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração.
- Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos de empresas.